sexta-feira, 25 de março de 2011

E.M. Pedro José de Oliveira
Pov. Pau de Colher/Simão Dias-SE
Projeto:“A importância da Leitura em sala de aula“.

Cursistas:Josefa Vieira Santos Bomfim
Simônica Félix Santana

Formadora:Jusivânia

Justificativa

Foi pensando no desenvolvimento da aprendizagem do aluno que a E. M. Pedro José de Oliveira,desenvolveu esse projeto procurando despertar o enteresse e a busca pela leitura,mostrando a importância de desenvolver essa habilidade para a formação de sua personalidade crítica e social

Objetivos
Geral:
- Sensibilizar os alunos da importância do hábito da leitura na vida em sociedade.
Específicos:
- Despertar o gosto por diferentes tipos de leituras.
- Estimular e realizar com frequência a leitura de diferentes textos.
- Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca

Atividades Desenvolvidas

Divulgação do Baú de Leitura.
Contação de histórias.
Mural Informativo.
Visita à biblioteca.
Gincana para arrecadação de livros.
Organização do Cantinho de leitura.
Produção de Histórias em Quadrinhos.

Resultado Esperado

No decorrer do projeto, notou-se que houve mudanças na conscientização de alunos, docentes e funcionários da escola,pois a biblioteca passou a ser tratada como um ambiente agradável e de trânsito informacional,reforçando o papel da leitura dentro do ensino-aprendizagem,buscando sempre incentivar o hábito da leitura e a realização de pesquisas.

Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica contexto da escola

Devido aos avanços tecnológicos é de extrema necessidade o uso dos recursos tecnológicos na nossa prática pedagógica em sala de aula, para que o nosso alunado se torne cada vez interagido no processo de ensino aprendizagem, prosseguindo com prazer, persistência e entusiasmo, tornando-se capaz de agir com segurança na sociedade ou no meio em que está inserido.

Tecnologias existentes na escola

E. M. Pedro José de Oliveira
Pov. Pau de Colher/Simão Dias -SE
Tecnologias Existentes na Escola
Simônica Félix
Aparelho de som
Câmera fotográfica
Quadro de giz
Mimeográfo
Impressora
CD

A postura da escola e da educação frente às novas tecnologias

Com os avanços da tecnologia a escola precisa está cada vez mais preparada para fazer com que nossos alunos não sejam meros reprodutores de materiais prontos e acabados,mais, que sejam pesquisadores de informações e construtores do conhecimento.

Relatos e reflexões

olá Luciene,
Importante sua reflexão,em relação a interação ,porém na questão produção e preciso escrever mais, ou melhor, digitar faz muito bem para nossa evolução.

A identidade do professor

Identidade do professor: A educação vem passando por grandes mudanças e essas vantagens é devido aos avanços da tecnologia. No entanto, deve-se fazer necessário a interação e a troca de informação entre professor e aluno, buscando cada vez mais estímulo para conhecer e aprender constantemente com criatividade e prazer. É preciso ressaltar, a grande importância das pesquisas e da responsabilidade em trabalhar com as tecnologias como matéria-prima para a construção do conhecimento e não somente como mídias de transmissão de informações. Enfim, são várias as formas de educação, porém, a principal é a que faz o ser humano entender,compreender e mudar o seu modo de pensar e agir de forma positiva e construtiva, pensando não só em si, mas, em todos ao seu redor.

Quem sou eu como professor e aprendiz?

Sou ,ou melhor tento está constantemente em busca de novas informações para ampliar meus conhecimentos, pois, sei que a aprendizagem é um processo individual e social e que construo na interação com o meio , com o outro e em todas as ações praticadas e vividas.

A exigência de aprender continuamente ao longo da vida é um desafio de todo ser humano e uma necessidade principalmente para o professor que precisa buscar informações atualizadas para então utiliza-la de forma adequada , orientando da melhor maneira possível o nosso alunado, levando-o a refletir e buscar a aprendizagem de forma prazerosa e gratificante.

É preciso ressaltar, que toda e qualquer formação se dá ao longo da vida, tendo que ser continuada e voltada para a própria prática. E se tratando das tecnologias digitais na escola é necessário levar o aluno a criar, produzir , mostrar suas potencialidades , manter-se atualizados e para que isso aconteça o educador necessariamente precisa conhecer e saber utilizá-las.

Enfim, as tecnologias são importantíssimas se soubermos manuseá-las, se não ,ela tornará um problema desmotivadora.








Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola


EU SOU,

Simônica Félix Santana, moro no Pov. Triunfo e trabalho pela rede municipal na E. M. Pedro José de Oliveira no Pov. Pau de Colher onde sou diretora e professora do pré escolar. Concluir o ensino superior em 2009 em letras/Português-Espanhol,não gostei muito da área mas foi a oportunidade que surgiu na época,porém ainda pretendo realizar o meu sonho fazendo o curso de pedagogia.Em relação a tecnologia necessito aperfeiçoar e muito, pois esta, cada dia mais vem expandindo e inovando. Fiz o curso do proinfo(40hs) e foi muito bom,aprendir bastante mas,pouco pratiquei, então, agora fazendo o curso de 100hs espero me aperfeiçoar mais.